Como é feito o tratamento odontológico em pessoas com diabetes

tratamento odontológico em pessoas com diabetes

Por conta da gravidade da diabetes e dos cuidados necessários, o tratamento odontológico em pessoas com diabetes deve ser feito seguindo protocolos de controle e a atenção deve ser redobrada para que a situação não piore. 

Basicamente, a diabetes é uma doença bastante comum, que afeta diretamente o físico, a mente e, inclusive, a saúde bucal.

Isso porque a diabete se relaciona com o açúcar, mas ela também atua diretamente com a imunidade, cicatrização e diversos aspectos do organismo.

Por isso, pessoas que possuem essa condição precisam prestar mais atenção nos cuidados diários e, além disso, os médicos e dentistas também precisam redobrar a atenção à regulação do diabetes antes de realizar tratamentos ou mesmo durante os procedimentos.

O que é a diabetes?

Primeiramente, é preciso explicar detalhadamente sobre o que é essa doença e como ela atua no corpo.

A diabetes é uma doença comum, que afeta grande parte da população. No Brasil, por exemplo, dados do Atlas da Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF) apontam que mais de 9,3% da população adulta possui algum tipo de diabetes.

Nesse sentido, ainda é importante destacar que existem mais de um tipo de diabetes, sendo que as principais são a diabetes tipo 1 e a diabetes tipo 2.

Cada um desses tipos age de uma maneira diferente no corpo e tendo uma origem que pode ser distinta. Contudo, o princípio e ação do problema no organismo das pessoas que possuem essa condição é a mesma, ou seja, respondem ao açúcar no organismo.

Basicamente, a diabetes surge quando o corpo rejeita a glicose, que é a principal proteína do açúcar. 

Dessa forma, o organismo não consegue mais produzir insulina, o principal ativo para digerir a glicose, interferindo na resposta do corpo ao doce e ocasionando outros problemas/complicações.

Exatamente por isso que as pessoas que são portadoras de diabetes precisam de aparelhos de injeção de insulina, para poder controlar o nível de glicose no sangue.

Além disso, elas devem deixar de comer alimentos açucarados, tais como:

  • Chocolates;
  • Doces;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Refrigerantes.

Como a diabetes afeta a saúde bucal?

Além de afetar diretamente o organismo, sendo necessário mudanças de hábitos e acompanhamento médico constante para controlar a doença, a diabetes também pode ter efeitos na boca.

Primeiramente, é importante destacar que uma das principais causas da diabetes é o consumo excessivo de açúcares durante a vida. 

Com isso, é natural também que os dentes sejam danificados por conta desse excesso de açúcar.

Entretanto, estudos comprovam que a doença da diabetes também afeta diretamente os portadores, propiciando o aumento de bactérias na região da boca, resultando em problemas como a gengivite e a periodontite.

Dentre outros problemas que podem surgir estão:

  • Halitose;
  • Cáries;
  • Erosão dental;
  • Amarelamento facilitado;
  • Inflamação e retenção das gengivas;
  • Alteração do pH e mucosa;
  • Feridas e dificuldade de cicatrização.

Acompanhamento odontológico

Justamente por conta da fragilização do organismo dos diabéticos, o aumento de bactérias e surgimento de doenças bucais são favorecidos e impactam de forma mais intensa a cavidade e a saúde.

Portanto, é fundamental que essas pessoas tenham um acompanhamento odontológico mais próximo e de qualidade.

Para isso, é fundamental possuir um plano odontologico para ter consultas regulares, com os registros necessários e com maior facilidade, tendo a redução de custos nas consultas e também nos tratamentos odontológicos.

Com a ajuda de um plano, existe uma garantia maior de que irá encontrar profissionais de qualidade e ferramentas de suporte mais ágil durante as consultas e tratamentos. 

Ou seja, profissionais que saibam exatamente como agir na hora de realizar os tratamentos necessários para evitar problemas nos dentes e na boca, prevenir doenças ou mesmo complicações durante tratamentos mais invasivos.

Isso porque um melhor registro do acompanhamento médico e odontológico pode ser acessado. 

Além disso, a marcação da consulta se torna mais facilitada, tendo um melhor controle do quadro de saúde e da regulação da diabetes – que interfere na aceitação de procedimentos e melhor resposta na cicatrização, por exemplo.

Assim, sem um convenio odontologico, os portadores de diabetes podem ter dificuldades maiores na hora de marcar uma consulta, ou podem encontrar profissionais que não sabem os cuidados necessários que eles precisam ter para tratar pessoas que possuem essa condição, já que as equipes podem ser mais reduzidas.

Quais são os cuidados no tratamento odontológico em pessoas com diabetes?

Como a diabetes afeta diretamente o organismo, é importante redobrar os cuidados na hora de realizar um tratamento odontológico em pessoas com diabetes dentro de um odonto empresarial.

Do mesmo modo, existem algumas recomendações básicas que precisam ser seguidas para preservar a saúde dos pacientes.

Entre as recomendações, a principal é observar se o nível de glicose no sangue está controlado antes do tratamento. 

Sem esse controle, os procedimentos na boca podem agravar ainda mais a situação dos pacientes em relação à saúde geral e bucal.

Além disso, por conta dessa doença crônica, os portadores têm maior possibilidade de ter hemorragias ou problemas relacionados à cicatrização e, por isso, é pedido uma série de exames antes de qualquer procedimento, garantindo que o paciente esteja em condições de receber o tratamento.

Dessa maneira, sempre que um dentista de um plano odontologico empresarial for tratar uma pessoa com diabetes, ele precisa saber que essa pessoa possui essa condição para orientá-la quais passos devem ser seguidos, evitando uma série de problemas que podem prejudicar a qualidade de vida dessas pessoas. 

Blog com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre diabetes e as formas de se prevenir e também cuidar dessa doença. Aqui você também encontra os melhores produtos para controle de glicemia.
Post criado 23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.