Entenda a diferença entre a diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2

diabetes tipo 1 e 2 diferença

Já falamos aqui no blog sobre os tipos de diabetes e hoje vamos mostrar qual é a diferença entre a diabetes do tipo 1 e a diabetes do tipo 2. Acompanhe e saiba mais!

Diabetes tipo 1

Na diabetes tipo 1, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, alterando o nível de glicose no sangue. Por isso, os portadores dessa doença precisam de injeções diárias de insulina, podendo chegar a óbito se as doses não forem administradas de forma correta. 

É uma doença auto imune e surge em resposta a algum gatilho, seja emocional ou virótico, que faz com que o corpo pare de produzir insulina e a pessoa se torna insulino-dependente.

Pode surgir a qualquer momento da vida entre o nascimento e a fase infanto-juvenil e ocorre em cerca de 5% a 10% dos diabéticos.

Quem tem parentes próximos com a doença deve ficar de olho nas criança e adolescentes e ao notar qualquer um dos sintomas, procurar o médico imediatamente e realizar os exames necessários. 

Lembrando que os sintomas que podem aparecer são:  

  • fome frequente;
  • sede constante; 
  • vontade de urinar diversas vezes no dia;
  • perda de peso;
  • fraqueza; 
  • fadiga;
  • mudança de humor; 
  • náusea e vômito.

Ao contrário do que muita gente pensa, é possível ter uma rotina normal, com aplicação de insulina, dieta, medição de glicose, medicamentos e também com a prática de atividades físicas. 

Diabetes tipo 2

Esse tipo de diabetes decorre do desenvolvimento de uma resistência à insulina, ou seja, nos portadores desse tipo de diabetes, a insulina até está presente no organismo, mas sua ação encontra barreiras. É o mais comum em adultos e idosos, atingindo cerca de 90% dos diagnosticados com a doença.

Ela surge geralmente na velhice ou em pessoas com quadros de obesidade. A princípio o diabético tipo 2 não é insulino-dependente mas necessita de remédios e controle glicêmico.

Esse tipo de diabetes ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos, mas atualmente tem sido vista com mais frequência em jovens, devido aos maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse.

Outras causas da diabetes tipo 2 podem envolver triglicerídeos elevados e hipertensão. Muitas das vezes ela pode aparecer de forma pouco sintomática, dificultando o diagnóstico e o tratamento e favorecendo complicações no sistema cardíaco e nervoso. 

Porém, casos surjam sintomas, eles podem ser: 

  • fome frequente;
  • sede constante;
  • formigamento nos pés e nas mãos;
  • vontade de urinar várias vezes ao dia;
  • feridas que demoram a cicatrizar;
  • visão embaçada;
  • infecções frequentes na bexiga, rins e pele.

A boa notícia é que esse tipo de diabetes pode ser evitado com uma dieta equilibrada e a adoção de hábitos saudáveis.

A diferença entre diabetes do tipo 1 e 2

Agora que você já sabe como funciona a diabetes do tipo 1 e a diabetes do tipo 2, fica clara a diferença entre elas, qual seja:

Na diabetes tipo 1 o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Já no tipo 2 a insulina é produzida em quantidade suficiente, porém não consegue agir como deveria.

Gostou deste conteúdo? Então que tal aprender sobre os sintomas da diabetes conferindo nosso artigo Sintomas da diabetes: saiba como identificar esta doença ou Quais são os sintomas de glicose alta?

E claro, caso note alguns deles em você ou em alguém próximo, procure um médico. E, caso seja confirmado o diagnóstico, conte com a Maconequi, lá você encontra os melhores produtos para cuidar da sua saúde e da saúde de quem você ama. 

Blog com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre diabetes e as formas de se prevenir e também cuidar dessa doença. Aqui você também encontra os melhores produtos para controle de glicemia.
Post criado 19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.