Qual é a melhor dieta para diabéticos?

dieta para diabéticos

Como você já viu aqui, a diabetes é uma doença metabólica que surge devido a falta ou ineficiência da insulina, um hormônio produzido no pâncreas e que participa do processo de absorção da glicose pelas células do organismo. Já deve ter li também quais são os seus sintomas. Mas agora, vamos falar de um outro assunto que desperta muitas dúvidas: a dieta para diabéticos.

Acompanhe e descubra os melhores alimentos para quem sofre com a diabetes.

A dieta para diabéticos 

Se engana quem pensa que a alimentação dos diabéticos é extremamente restrita. Ela pode e deve ser o contrário disso. A dieta para diabéticos deve ter variedades e ser repleta de alimentos naturais que possam ajudar na estabilização dos níveis glicêmicos.

Dessa forma, conviver com a diabetes não é sair cortando frutas, doces ou qualquer outro alimento que possa oferecer algum risco à saúde. Deve-se ter em mente que os alimentos não são os vilões, mas sim aliados na luta contra a doença

Não existem alimentos proibidos, mas também não existem aqueles que podem ser consumidos livremente sem qualquer preocupação, nem mesmo os  dietéticos. É importante calcular bem a quantidade de carboidrato que irá consumir para o controle da glicemia. Isso torna a dieta mais flexível, sem restrições e mais adaptada às preferências e hábitos de cada pessoa. 

O que não pode faltar na dieta para diabéticos

Não pode faltar na dieta para diabéticos:

Legumes e verduras

Use e abuse dos legumes e verduras, quanto mais variado e colorido for o prato, maior o consumo de nutrientes, como fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Destaque aqui para a batata doce que possui baixo índice glicêmico, ajudando assim no controle da doença. 

Alimentos integrais

Quinoa, chia, linhaça e outros grãos são aliados da saúde dos diabéticos, já que são excelentes no controle das taxas glicêmicas e suas fibras promovem saciedade, o que é importante quando se fala em controle da obesidade.  

Assim, é sempre melhor dar preferência aos alimentos integrais, mas isso não quer dizer que a pessoa está proibida de consumir farinha branca. Porém, quando a vontade de comer um pão francês chegar, é interessante comê-lo com uma fonte de fibra, como saladas e legumes

Frutas

Por ser fonte de frutose é necessário tomar cuidado com a quantidade de frutas ingeridas, assim como com o horário de consumo. O recomendado é ingerir frutas entre as principais refeições, ou seja, uma porção como lanche da manhã e outra como lanche da tarde, sem exageros. 

E por falar em frutas, é bom destacar que a casca da maçã possui pectina, muito importante para o controle da glicemia e para reduzir o mau colesterol e a banana é uma fruta rica em fibras e minerais, como potássio e magnésio. 

Leguminosas

Feijão, lentilha e o grão-de-bico também não podem faltar na dieta. Leguminosas ajudam a controlar as oscilações nos níveis de glicose no sangue e também são fontes de fibras, proteínas, antioxidantes e vitaminas. 

Gorduras

As gorduras são importantes fontes de energia, porém é preciso escolher versões saudáveis que são fonte de ômega 3 e de outros ácidos graxos. 

Assim, diabéticos pode consumir sem medo abacate, amêndoas, castanhas, azeite de oliva, entre outros alimentos. 

Dicas para a dieta

Além de inserir os alimentos mencionados acima na sua dieta, é interessante observar o seguinte:

  • Diabéticos nunca devem pular o café da manhã. Ele é importante para evitar o ganho de peso, pois ajuda a regular a sensação de saciedade durante o dia. 
  • O consumo de sal deve ser o menor possível, já que ele pode levar ao aumento da pressão sanguínea.
  • O diabético deve fazer pequenas refeições durante o dia para manter equilibrado o nível de açúcar no sangue.
  • Alimentos assados e grelhados são sempre a melhor opção. Frituras não estão entre as recomendações. 
  • Produtos diet devem sempre ser consumidos sob orientação de um especialista.
  • Substitua o leite integral pelo desnatado, que tem menos gordura. 
  • A carne vermelha é muito importante, principalmente por ser fonte de proteínas, ferro e vitamina B12. Porém, prefira sempre os cortes magros, como lagarto, patinho e alcatra.
  • Na dieta para diabéticos não pode faltar peixe, especialmente aqueles que são fontes de ômega 3, como salmão, atum e sardinha.
  • Além de dar aquele sabor e aroma especiais, a canela aumenta a sensibilidade à insulina e é importante no combate ao combate ao colesterol ruim (LDL). 
  • Diabéticos devem incluir aveia na dieta, pois ela é uma fibra solúvel que aumenta a sensibilidade à insulina e evita os picos de açúcar no sangue.

Viu só como a dieta para diabéticos pode ser rica e variada? E claro, mesmo com a alimentação correta é importante fazer a verificação constante da glicose. E, para que ela seja feita da maneira adequada, o ideal é ter em casa seu equipamento próprio

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