Principais problemas nos olhos causados pela diabetes

Já falamos aqui no blog sobre as principais complicações da diabetes, como a neuropatia diabética e a nefropatia diabética. Mas hoje, vamos falar sobre os principais problemas nos olhos causados pela diabete. Dessa forma, fica mais fácil você se cuidar ou cuidar de quem você ama. Acompanhe!

Porque a diabetes causa problemas nos olhos? 

Quando um paciente com diabetes não faz o seu controle de forma adequada, é comum que sejam encontradas altas taxas de glicose no sangue. Isso, por sua vez, pode trazer diversas complicações e entre elas alterações na visão.

Inicialmente, essas alterações podem ser apenas uma visão embaçada e desfocada ou uma dor no olho. No entanto, se os níveis de glicose no sangue permanecem altos, é  possível que haja progressão das alterações na visão e surjam doenças como glaucoma e catarata, por exemplo, e até mesmo cegueira irreversível.

Dessa forma, para evitar os problemas nos olhos causados pela diabetes,  é importante seguir com rigor o tratamento recomendado pelo endocrinologista, bem como o monitoramento diário, por meio dos glicosímetros, dos níveis de glicose no sangue. E claro, ao notar qualquer problema de visão, procure um oftalmologista imediatamente.

Principais problemas nos olhos causados pela diabetes :

1. Edema macular

O edema macular é o acúmulo de líquido na mácula, que é a área central da retina responsável pela visão. Quando não tratado, o edema macular pode levar à diminuição da capacidade visual.

O tratamento para edema macular é feito com o uso de colírios indicados pelo oftalmologista e, em alguns casos, pode ser indicada a fotocoagulação a laser.

2. Retinopatia diabética

A retinopatia diabética se caracteriza pelo desenvolvimento de lesões progressivas, na retina e nos vasos sanguíneos presentes no olho, que são formadas à medida que há aumento nos níveis de glicose. Ela pode causar dificuldades para enxergar e visão embaçada e, nos casos mais graves, hemorragia, descolamento da retina e cegueira.

A retinopatia diabética é tratada por meio da fotocoagulação com laser de argônio e vitrectomia. Porém, a melhor forma de combater a retinopatia diabética é controlando a diabetes. 

3. Glaucoma

O glaucoma é um dos problemas nos olhos causados pela diabetes. Ele acontece devido ao aumento da pressão dentro do olho, o que pode danificar o nervo óptico e levar à perda da visão nos casos mais avançados.

O tratamento para glaucoma é feito com o uso de colírios para baixar a pressão no olho. Pode acontecer também do oftalmologista recomendar a realização de cirurgia a laser.

4. Catarata

A catarata pode surgir como consequência da diabetes e acontece devido ao comprometimento do cristalino do olho Com isso, a visão fica embaçada e pode haver a perda progressiva da visão.

Seu tratamento é feito por meio de uma cirurgia para retirar o cristalino do olho e substituição por uma lente ocular que reduz as alterações da visão. 

5. Cegueira

A cegueira pode ocorrer quando se tem diabetes não controlada e os problemas de visão não são diagnosticados e tratados de maneira correta. E quando ocorre a perda definitiva da visão, não existe tratamento que possa reverter o quadro. 

Assim, como já mencionamos acima: se você tem diabetes, ao notar qualquer problema de visão, procure um oftalmologista imediatamente.

Viu só como a diabetes pode causar problemas nos olhos? Agora, confira outros artigos aqui no nosso blog e saiba mais sobre diabetes. E se precisar de produtos para diabéticos visite o site da Maconequi, temos tudo que você precisa para manter sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Blog com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre diabetes e as formas de se prevenir e também cuidar dessa doença. Aqui você também encontra os melhores produtos para controle de glicemia.
Post criado 23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.