Seringa de insulina: quais são os tamanhos e medidas?

seringa de insulina

Encontram-se disponíveis no mercado 3 tamanhos diferentes de seringa de insulina, que são 30, 50 e 100 UI. Mas como saber qual das três opções é indicada para cada caso? Essa dúvida costuma vir acompanhada de outras.

Como, quantas unidades correspondem cada traço? Quanto vale 1ml na seringa de insulina?

Com a finalidade de esclarecer essas dúvidas e ainda os conduzir a uma aplicação correta, elaboramos esse post, então, leia-o atentamente.

Entenda de vez os tamanhos e medidas das seringas de insulina

Como dito anteriormente, existem 3 tamanhos diferentes de seringas para insulina, que são: 30, 50 e 100 UI. Sendo as de 100 UI são graduadas a cada 2 unidades, ou seja, cada traço ou linha equivale a 2 unidades.

Assim sendo, cada traço da seringa de 100 UI corresponde a duas doses, ou 2 UI de insulina, assim como acontece com os demais tamanhos. Já as seringas de 50 UI são graduadas de 1 em 1 unidade, portanto, cada linha é igual a uma dose, 1 UI, de insulina. 

No caso das seringas de 30 UI, é possível encontra-las em duas medidas distintas:

  1. Graduadas de 1 em 1 unidade, como a de 50 UI;
  2. Graduadas de 0,5 em 0,5 (meia) unidade.

Dessa maneira, chega-se à resposta para a pergunta do início desse post, sobre qual o valor UI equivalente a 1 mL.

Basta fazer o seguinte cálculo: o valor de 1 unidade internacional é igual a 0,01 mL, ou seja:

  • A seringa de insulina de 100 UI tem 1 mL;
  • A de 50 UI tem 0,5 mL;
  • E a de 30 UI tem 0,3 mL.

Logo, a seringa de insulina de 0,5 mL é a seringa de 50 UI. Lembrando que quaisquer outras dúvidas podem ser sanadas pelo seu médico.

Quais agulhas indicadas para seringas de insulina

A escolha da agulha ideal para a seringa de insulina é um ponto bastante relevante, considerando seu comprimento e também se a mesma é fixa ou não.

A agulha fixa normalmente são as mais indicadas, pelo fato das agulhas removíveis terem um espaço entre o canhão e o bico de encaixe que retém até 10 UI de insulina. Essa retenção da insulina pode gerar 3 problemas:

  • Desperdício do medicamento;
  • Impossibilidade de realizar a mistura de dois tipos de insulina na mesma seringa;
  • Consequências para a saúde a longo prazo.

Considerando que a agulha fixa é a melhor alternativa, são encontradas nas medidas de 6, 8, e 12,7 mm. Sendo assim, possuem capacidade para os 3 tipos de seringas de insulina disponíveis.

Qual a importância do tamanho da seringa de insulina e cumprimento da agulha?

A dose certa de aplicação é diretamente influenciada pela escolha do tamanho da seringa de insulina. Contudo, se as doses a serem ministradas forem menor que 50 UI, não é necessário comprar uma seringa de 100 UI.

Porém se a ideia é facilitar o registro das dosagens pares e impares com maior precisão, as seringas de 50 e 30 UI são a melhor opção. Principalmente, por serem de 1 em 1 unidade ou até mesmo de 0,5 em 0,5 UI.

Ao ser inserida na pele, o comprimento da agulha deve ultrapassar sua espessura, mas não atingir os músculos. De tal forma que, as agulhas de 4, 5 ou 6 mm podem ser usadas por pessoas magras, já as agulhas maiores devem ser reservadas para quem tem sobrepeso.

Principais cuidados com a seringa de insulina e sua aplicação

No momento da aplicação da insulina, devem ser tomados alguns cuidados:

  • Antes de aplicar a insulina, lavar muito bem as mãos com água e sabonete, secando-as em seguida;
  • Limpar a região da aplicação, bem como a tampa do frasco do medicamento, com algodão e álcool 70%;
  • Ficar atento aos traços de marcação da seringa de insulina, para evitar inserir dosagem errada.

Antes de aplicar a injeção de insulina é extremamente importante verificar a marcação do zero na seringa. Sendo o zero o primeiro traço da seringa, não se deve empurrar o êmbolo até que essa linha seja ultrapassada.

Visto que, como esse final contém dosagens extras, podem surgir consequências com o decorrer do tempo. Na seringa de insulina de agulha fixa, essas dosagens extras ficam retidas em um espaço residual específico para armazenamento.

No caso da seringa de agulha removível esse espaço entre a linha zero e o bico de encaixe, não deve ser ultrapassado o êmbolo.

Conclusão

Tanto os tamanhos e medidas das seringas de insulina, como o cumprimento das agulhas devem ser bem orientados para cada paciente. Levando em conta a dosagem a ser ministrada, bem como o tipo físico do paciente.

Lembrando que esse artigo é meramente informativo, fazendo-se necessário o acompanhamento médico caso o uso de insulina seja recomendado. Na Maconequi, além das seringas de insulina, você encontra demais materiais para a aplicação da injeção como agulhas, algodão e álcool.

Blog com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre diabetes e as formas de se prevenir e também cuidar dessa doença. Aqui você também encontra os melhores produtos para controle de glicemia.
Post criado 14

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.