A diabetes gestacional é uma condição caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue (hiperglicemia), que surge quando a mulher engravida. E é muito comum que os sintomas da diabetes gestacional acabem se confundindo com os sintomas próprios da gravidez.
No entanto, por ser algo que requer muita atenção, é importante conhecer bem os sintomas da diabetes gestacional e assim iniciar os cuidados médicos o mais cedo possível.
E é justamente por isso que elaboramos este texto sobre os sintomas da diabetes gestacional. Acompanhe para saber mais sobre o assunto.
Os sintomas da diabetes gestacional
Os sintomas de diabetes gestacional não são facilmente percebidos, pois muitos são confundidos com as alterações comuns de uma gravidez, como:
- excesso de fome;
- muita sede;
- ganho de peso exagerado na mulher ou no bebê;
- aumento da vontade para urinar;
- cansaço extremo;
- inchaço nas pernas e nos pés;
- visão turva; e
- candidíase ou infecção urinária frequente.
Porém, não é rara a ausência de qualquer sintoma e por isso, é recomendado que as gestantes, a partir da 24ª semana de gestação, observem como anda a glicose em jejum e a glicemia após ingestão de glicose.
O diagnóstico é feito caso a glicose no sangue venha com valores iguais ou maiores a 92 mg/dl no jejum ou 180 mg/dl e 153 mg/dl respectivamente 1 hora e 2 horas após a ingestão do açúcar.
MAS ATENÇÃO: quando a mulher já teve, ou tem alto risco de desenvolver a doença, já é possível realizar exames antes da 13ª semana de gravidez, mesmo sem apresentar os sintomas. Lembrando que são fatores de riscos para a doença:
- idade materna avançada (após 35 anos);
- sobrepeso ou obesidade durante a gravidez;
- hipertensão durante a gestação;
- triglicérides e colesterol alto;
- história prévia de bebês grandes (mais de 4 kg);
- história familiar de diabetes em parentes de 1º grau;
- gestação múltipla (gravidez de gêmeos);
- diabetes em gestações anteriores; e
- síndrome dos ovários policísticos.
Prevenção e controle do diabetes gestacional
A melhor forma de prevenir o diabetes gestacional é evitando o ganho de peso excessivo. Por essa razão, a gestante deve passar por uma orientação nutricional adequada e ajustada para cada período da gravidez.
A prática de atividade física também é muito recomendada para redução dos níveis glicêmicos. Mas a atividade só deve ser feita com indicação médica.
Já nos casos em que as gestantes não têm um controle com dieta e atividade física, pode existir a indicação do uso de insulina.
Mas a boa notícia é que com o acompanhamento médico adequado, a maioria das mulheres que sofrem de diabetes gestacional não apresenta nenhum problema sério e seus bebês nascem saudáveis.
E por fim, um detalhe importante: o aleitamento materno pode reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes permanente após o parto.
E então, gostou de saber mais sobre os sintomas da diabetes gestacional? Agora, para saber mais sobre diabetes que tal conferir nosso artigo Qual é a melhor dieta para diabéticos?