Quando falamos de diabetes é importante destacar que, quanto mais cedo ele for tratado, menores serão seus efeitos colaterais no organismo. Por essa razão, é fundamental ficar atento aos sintomas da diabetes.
E para te ajudar nessa missão, elaboramos este artigo para que você conheça os principais sintomas da doença e assim, possa procurar um médico no momento certo. Acompanhe!
Os principais sintomas da diabetes
Excesso de urina (poliúria)
Esse é um dos sintomas da diabetes mais conhecido e também um dos primeiros que aparecem.
Em condições normais, não se encontra glicose na urina, pois toda a glicose que chega aos rins é reabsorvida e lançada novamente no sangue. Porém, na diabetes, a quantidade de açúcar que chega aos rins é tão grande que ele é incapaz de reabsorver tudo, permitindo a perda de glicose pela urina.
Dessa forma, para eliminar o máximo de glicose possível, o rim precisa produzir um volume maior de urina ao longo do dia.
Sede excessiva
Pois bem, produzindo mais urina, o paciente acaba perdendo mais água do que o normal e por isso acaba ficando desidratado.
Então, para compensar a falta de água, os diabéticos têm uma necessidade maior de beber água.
Cicatrização deficiente
O excesso de glicose no sangue causa inúmeros distúrbios no funcionamento do organismo, e a dificuldade em cicatrizar feridas é uma delas.
Assim, pequenas feridas podem demorar mais que o normal para cicatrizarem ou até piorar com o tempo, se o paciente não tiver cuidado com elas.
Problemas de visão
Visão embaçada, perda de nitidez e da visão noturna, dores nos olhos ou qualquer outra mudança repentina podem ser sintomas da diabetes.
Isso acontece porque a diabetes, com suas altas taxas de açúcar na corrente sanguínea, é um dos fatores de risco para a retinopatia, o glaucoma e a catarata.
A retinopatia pode levar à cegueira ou descolamento da retina, a catarata causa a visão embaçada e o glaucoma é caracterizado por danos ao nervo óptico.
Por isso, ao notar qualquer incômodo na visão, procure seu oftalmologista e verifique sua glicemia.
Problemas digestivos
Falta de apetite, intestino preso ou diarreia e má digestão também podem ser sintomas da diabetes.
A doença quando não tratada pode danificar os nervos e vasos sanguíneos do trato digestivo, levando ao aparecimentos desses problemas.
Cansaço
O cansaço crônico é outro dos principais sintomas da diabetes. Ele acontece por causa da desidratação e pela incapacidade das células em receber glicose, sua principal fonte de energia, por meio da insulina.
Quem promove a entrada de glicose do sangue para dentro das células é a insulina, que no diabetes tipo 1 é inexistente e no diabetes tipo 2 não funciona bem.
Perda de peso
A perda de peso é um sintoma muito comum no diabetes tipo 1, mas também pode acontecer com menos frequência no tipo 2.
A insulina também é o hormônio responsável pelo armazenamento de gordura e pela síntese de proteínas no organismo. Porém, quando há ausência de insulina, o paciente para de armazenar gordura e de produzir músculos. E ainda por cima, precisa consumir as reservas existentes (proteínas e gorduras) e por isso, emagrece rapidamente.
Fome excessiva
Como as células não conseguem obter glicose suficiente para gerar energia, o paciente passa a sentir mais fome para que, através da alimentação obtenha energia.
Apesar dos pacientes com diabetes do tipo 1 se alimentarem com frequência, a glicose ingerida não é aproveitada e por isso, o paciente está sempre sentindo necessidade de se alimentar.
Infecções frequentes
A diabetes provoca distúrbios no sistema imunológico e por isso, altera o funcionamento das células de defesa.
Por essa razão, o diabético pode ser considerado um paciente imunossuprimido e apresenta maior risco de desenvolver infecções, principalmente infecção urinária, infecções de pele, candidíase e pneumonia.
Cuidados
Esses são alguns dos sintomas e é bom ficar atento aos sinais de diabetes para procurar um médico se notar a ocorrência de alguns deles, principalmente se você possui um ou mais fatores de riscos, tais como:
- idade acima dos 45 anos;
- ter parentes com diabetes;
- estar acima do peso e com acúmulo de gordura no abdômen;
- ser sedentário;
- apresentar hipertensão arterial;
- possuir níveis baixos de colesterol HDL e/ou triglicérides elevados;
- se mulher, ter tido diabetes durante a gravidez ou ter sido diagnosticada com síndrome do ovário policístico.
Agora, se você gostou deste artigo e deseja saber mais sobre cuidados com a saúde, continue acompanhando nosso blog. Temos sempre novidades que podem te ajudar a viver mais e melhor e dicas sobre os melhores produtos para diabetes.
Um comentário sobre “Sintomas da diabetes: saiba como identificar esta doença!”