Você sabe o que é e quais são os tipos de diabetes?

o que é diabetes | tipos de diabetes | diabetes gestacional

A diabetes é uma doença silenciosa. Inicialmente, não apresenta sintomas e, por isso, quando você ou alguém da sua família é diagnosticado com diabetes é normal que surjam inúmeras dúvidas, como o que é essa doença, quais os seus sintomas e quais são os tipos de diabetes.

E para te ajudar, vamos te responder neste artigo essas questões. 

Acompanhe e boa leitura! 

O que é a diabetes

A diabetes é uma doença metabólica que surge devido a falta ou ineficiência da insulina, um hormônio produzido no pâncreas e que participa do processo de absorção da glicose pelas células do organismo.

Isso significa que, quando a insulina não é produzida na quantidade adequada, o nível de glicose no sangue aumenta. E assim, o paciente precisa controlá-lo para evitar os problemas decorrentes dessa alteração.

Sintomas da diabetes

Entre os sintomas da diabetes, podemos citar:

Sede excessiva e idas mais frequentes ao banheiro

Quando a insulina começa a ficar escassa no pâncreas ou simplesmente deixa de ser produzida, o organismo não consegue levar a glicose para dentro das células e ela precisa ser eliminada na urina ou no suor. Por isso o diabético começa a beber mais água do que o normal e ir com mais frequência ao banheiro.

Mais fome, porém acompanhada de perda de peso

De repente, a pessoa começa a emagrecer como se estivesse em dieta, mas ao mesmo tempo sente uma fome enorme acompanhada de sede e mudança de humor.

Visão turva

O nervo óptico é um dos mais afetados em caso de hiperglicemia. O excesso de glicose que sobrecarrega os rins, faz com que a visão comece a embaçar. 

Hálito forte e suor excessivo

O diabético apresenta constantemente um cheiro excessivo de urina, que na verdade é resultado do excesso de cetona no organismo, decorrente da falta de insulina para metabolizar a glicose.

Mudanças no comportamento

A pessoa em hiperglicemia apresenta uma agressividade excessiva, fala sem parar, não consegue ficar parada e apresenta nervosismo e instabilidade visíveis.

Outros sinais de que algo não vai bem e que é preciso procurar um médico são: 

  • Infecções frequentes;
  • Feridas com dificuldade de cicatrização;
  • Formigamento nos pés.

E um detalhe muito interessante que pouca gente conhece: se aparecem formigas ao redor do vaso sanitário o motivo pode ser respingos de urina com mais açúcar do que o normal. Então, neste caso, convém investigar a saúde das pessoas que fazem uso do banheiro. 

Os tipos de diabetes

A diabetes pode ser adquirida de formas distintas, mas todas elas precisam de cuidados.

Diabetes do tipo 1 ou diabetes infantil

É uma doença auto imune e pode surgir a qualquer momento da vida entre o nascimento e a fase infanto-juvenil. Ocorre em cerca de 5% a 10% dos diabéticos.

Surge em resposta a algum gatilho, seja emocional ou virótico, que faz com que o corpo pare de produzir insulina e a pessoa se torna insulino-dependente.

É possível ter uma rotina normal, com aplicação de insulina, dieta e medição de glicose para o resto da vida.

Diabetes do tipo 2 

Esse tipo de diabetes decorre do desenvolvimento de uma resistência à insulina. É o mais comum em adultos e idosos, atingindo cerca de 90% dos diagnosticados com a doença.

Ela surge geralmente na velhice ou em pessoas com quadros de obesidade. A princípio o diabético tipo 2 não é insulino-dependente mas necessita de remédios e controle glicêmico.

A boa notícia é que esse tipo de diabetes pode ser evitado com uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis.

Diabetes gestacional

Surge em mulheres grávidas que têm diabéticos em seu histórico familiar. Aqui, também ocorre uma resistência à insulina, que pode ou não continuar após o parto.

Nesses casos, é importante o acompanhamento médico durante toda a gestação para evitar que a doença se instale e traga problemas para a gestante e para o feto. 

Agora que você já sabe o que é e quais os tipos de diabetes, fique alerta e caso note alguns dos sintomas em você ou em alguém próximo, saiba que quanto antes o médico for consultado melhor. 

E, caso seja confirmado o diagnóstico, conte com a Maconequi, lá você encontra os melhores produtos para cuidar da sua saúde e da saúde de quem você ama. 

Blog com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre diabetes e as formas de se prevenir e também cuidar dessa doença. Aqui você também encontra os melhores produtos para controle de glicemia.
Post criado 19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.